O destino final do óleo de cozinha é tema de campanha de conscientização no dia da natureza, em Três Lagoas (MS)
No último dia 04 de outubro, o dia da natureza, a União Social Ecológica (USE) promoveu ações em feiras de rua e restaurantes do município de Três Lagoas (MS) com o objetivo de aumentar a conscientização dos participantes para uma melhor destinação do óleo de cozinha, após sua utilização.

O descarte consciente do óleo de cozinha saturado é de suma importância para a preservação da natureza. Um litro de óleo descartado de forma incorreta pode poluir até 1 milhão de litros de água. O óleo de cozinha despejado na pia, por exemplo, atinge a tubulação de esgoto, podendo levar à poluição dos solos, de lençóis freáticos, de rios e até mesmo de oceanos, uma vez que as centrais de tratamento de água e esgoto podem não comportar uma grande quantidade de óleo recebido das residências, prejudicando o seu funcionamento.

Para evitar estes riscos ao meio ambiente, não faltam possibilidades de reaproveitamento do óleo de cozinha, principalmente na fabricação de novos produtos, como sabão, detergente, tintas e biodiesel. Para isso, após esfriar, basta guardar o óleo em garrafas PET, por exemplo, para a doação e o descarte apropriado.
A ação da União Social Ecológica contou com a distribuição de folhetos, com maiores informações sobre a importância do reaproveitamento do óleo de cozinha, diretamente em uma feira de rua, para homens e mulheres de todas as idades. Nas feiras, a barraca do pastel é um dos principais alvos para divulgação de informação, devido à quantidade de óleo necessária para as frituras que serão vendidas. O

objetivo é, através da informação, estimular cada pessoa a diminuir os descartes efetuados de maneira inapropriada e que podem prejudicar o meio ambiente.