USE quer recolher 100 mil litros de óleo de cozinha este ano

O descarte correto de óleo de cozinha usado é um dos maiores problemas ambientais, visto que apenas um litro do produto contamina um milhão de litros de água. Além disso, gera a impermeabilização do solo, causando danos ambientais e colocando em risco a vida de diversas comunidades em períodos de chuvas torrenciais e enchentes. Em Três Lagoas, uma associação sem fins lucrativos desempenha um importante trabalho destinação correta deste produto: a União Social Ecológica (USE).

Batizado de “Papa-Óleo”, o projeto mantido pela associação recolheu, só no ano passado, 50 mil litros de óleo usado. Isso representa a preservação de 50 bilhões de litros de água potável. Este ano a meta é coletar pelo menos 100 mil litros. “Já fechamos parcerias com 16 escolas municipais e estaduais e temos eco pontos nas maiores redes de supermercado da cidade, onde as pessoas podem levar o óleo usado a qualquer momento”, destaca Valdei José Santos da Silva, presidente da USE. Ele também recolhe o óleo de bares, hotéis e restaurantes da cidade.

Além das doações voluntárias, uma campanha de arrecadação está prevista para junho deste ano, quando se comemora a Semana Nacional do Meio Ambiente (entre 1 e 5). Nesta semana, diversas ações e um reforço na coleta estão previstas.

Parte do óleo arrecadado é usada na fabricação de produtos de limpeza, como sabão líquido, detergente e sabonetes. Estes materiais são vendidos e o dinheiro arrecadado ajuda na manutenção do projeto. O que sobra é vendido para uma empresa que produz biodiesel em São Paulo. “Com o dinheiro da venda dos produtos de limpeza e da fábrica de biodiesel, nós conseguimos manter nossos projetos e temos condições de expandir a nossa atuação”, explica Valdei.

Doações

Para doar óleo usado, o interessado deve procurar um dos eco pontos localizados na Feira Livre Central, no Centro Comunitário da Vila Carioca (Rua dos Papagaios, 1175, Vila Carioca) ou nos supermercados da cidade, onde há a identificação do projeto por meio de banners. O óleo deve ser entregue em garrafas plásticas devidamente tampadas.

Para ser voluntário do projeto, basta entrar em contato pelo telefone (67) 3521-9301. A chamada também pode ser feita por meio do WattsApp (67) 9283-4255.

 

 

*Esta matéria completa pode ser lida na versão impressa do Jornal Expressão MS, que está em circulação nas bancas.

Fonte: http://www.expressaoms.com.br/noticia/entidade-quer-recolher-100-mil-litros-de-oleo-de-cozinha-este-ano-33779

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *