O destino final do óleo de cozinha é tema de campanha de conscientização no dia da natureza, em Três Lagoas (MS)

No último dia 04 de outubro, o dia da natureza, a União Social Ecológica (USE) promoveu ações em feiras de rua e restaurantes do município de Três Lagoas (MS) com o objetivo de aumentar a conscientização dos participantes para uma melhor destinação do óleo de cozinha, após sua utilização.

Distribuição de panfletos em feira de Três Lagoas
Distribuição de panfletos em feira de Três Lagoas

O descarte consciente do óleo de cozinha saturado é de suma importância para a preservação da natureza. Um litro de óleo descartado de forma incorreta pode poluir até 1 milhão de litros de água. O óleo de cozinha despejado na pia, por exemplo, atinge a tubulação de esgoto, podendo levar à poluição dos solos, de lençóis freáticos, de rios e até mesmo de oceanos, uma vez que as centrais de tratamento de água e esgoto podem não comportar uma grande quantidade de óleo recebido das residências, prejudicando o seu funcionamento.

Informação é primordial para mudança de hábitos no descarte do óleo de cozinha
Informação é primordial para mudança de hábitos no descarte do óleo de cozinha

Para evitar estes riscos ao meio ambiente, não faltam possibilidades de reaproveitamento do óleo de cozinha, principalmente na fabricação de novos produtos, como sabão, detergente, tintas e biodiesel. Para isso, após esfriar, basta guardar o óleo em garrafas PET, por exemplo, para a doação e o descarte apropriado.

A ação da União Social Ecológica contou com a distribuição de folhetos, com maiores informações sobre a importância do reaproveitamento do óleo de cozinha, diretamente em uma feira de rua, para homens e mulheres de todas as idades. Nas feiras, a barraca do pastel é um dos principais alvos para divulgação de informação, devido à quantidade de óleo necessária para as frituras que serão vendidas. O

Voluntários da USE recolhem óleo de cozinha de restaurantes em Três Lagoas
Voluntários da USE recolhem óleo de cozinha de restaurantes em Três Lagoas

objetivo é, através da informação, estimular cada pessoa a diminuir os descartes efetuados de maneira inapropriada e que podem prejudicar o meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *