Dia da Água: USE realiza palestra e conscientização

No dia Mundial da água a USE apresenta a comunidade da Vila Carioca os riscos do descarte incorreto do óleo de cozinha

DIa Mundial da ÁGUA - USE, União Social Ecológica
Foto por: Paulo José

Três Lagoas, 22 de Março de 2015, A USE União Social Ecológica, entidade voltada à sustentabilidade e que dirige o Projeto “Papa Óleo” em Três Lagoas-MS,  realizou na manhã do dia 22 de março de 2015, dia em que se comemora em todo o mundo O Dia Internacional da Água, palestra, confraternização e conscientização com a comunidade do Bairro Vila Carioca e adjacências.

A entidade é dirigida pelo empresário do ramo de comunicação Valdei José e conta com apoio da Associação de Moradores da Vila Carioca e de bares, restaurantes e residências, retirando do meio ambiente mensalmente milhares litros de óleos saturados da cidade de Três Lagoas-MS.

O engenheiro ambiental e sanitarista Brenner Laranja Aguirre foi o responsável pela palestra que aconteceu no salão nobre da Associação da Vila Carioca e que em resumo falou da crise hídrica que hoje assola o Brasil, principalmente as regiões nordeste e sudeste como nunca aconteceu. Brenner exibiu inicialmente um vídeo relatando a luta do nordestino contra a falta do precioso líquido realizado pelo Jornal Bom Dia Brasil da Rede Globo.

Em seguida Valdei José anunciou o palestrante que preferiu fazer perguntas após se apresentar e de falar sobre o assunto. Vários manifestantes fizeram pergunta as quais foram prontamente respondidas e o bate papo durou por um longo período. Todos participaram.

No final, Valdei José fez algumas perguntas como: Que destino você dá ao óleo saturado descartado e após algumas colocações pelos presente como fazer sabão descartar na pia etc..,  ele falou sobre o problema de contaminação do solo e da rede de esgoto já que o um litro de óleo é capaz de contaminar até um milhão de litros de água.

No final foi servido um coquetel regado a refrigerantes e sanduíches naturais.

Matéria: Ray Santos

Fotos: Paulo José da Silva

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *