Como utilizar conscientemente a água potável?

Poluição dos rios e desperdício são os principais fatores para a escassez do recurso hídrico.

agua 2

 

 

Reduzir o consumo de água potável é um dos desafios da humanidade para preservar o meio ambiente. O uso inadequado do recurso hídrico, aliado à poluição, contribui para diminuir a sua disponibilidade.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa necessita de 110 litros de água diariamente para atender as necessidades básicas de consumo, no entanto, cada brasileiro utiliza aproximadamente 200 litros diários.

Outros fatores também influenciam para escassez de água na região Sul de Santa Catarina, como o uso de agroquímicos na agricultura, atividades industriais e de mineração. De acordo com o professor de Ciências Ambientais José Carlos Virtuoso, estes fatores causam problemas para a população.

“Além da escassez de água, que já está trazendo grandes prejuízos às pessoas, devemos considerar também a alteração da paisagem, com a deformação do curso dos rios pela expansão urbana, pela supressão da mata ciliar, mau cheiro, cor da água e o visual de degradação que tem impacto direto na qualidade de vida das pessoas, podendo comprometer a saúde”, frisa.

O professor ressalta que as pessoas devem usar de forma racional o recurso hídrico, pois a disponibilidade da água potável está menor por causa de outro fator influente: a falta de gestão dos recursos hídricos na maioria das regiões hidrográficas catarinenses.

“Nós temos uma falsa ideia de abundância de água, mas a exemplo de outras regiões do estado, temos muita água, mas a poluição restringe muito o seu aproveitamento. Mais de 70% dos rios da região estão contaminados por metais pesados e outras substâncias químicas, se tivermos um período prolongado de estiagem, como em 2013, a barragem do rio São Bento pode não dar conta do abastecimento” explica.

Os cuidados com o meio ambiente devem fazer parte do cotidiano da população, o jornalista e professor de Gestão Ambiental, Reinaldo Canto, afirma que as pessoas estão com falta de informação e conhecimento sobre questões ambientais.

“61% da população acredita que a responsabilidade ambiental é de órgãos públicos. Apenas 18% dizem que é responsabilidade do indivíduo. Um exemplo é a Amazônia, ela não está aqui, mas ela é parte do nosso compromisso com a natureza”, ressalta.

Virtuoso afirma que para preservar o meio ambiente devemos cuidar de outros fatores além da água. “O desmatamento deixa o ambiente mais seco e diminuem a qualidade do ar. Nas cidades, condições de infraestrutura deveriam ser melhoradas, restringindo a supressão de árvores nativas, adaptando melhor os projetos ao ambiente. Estimular mais o plantio de árvores, ampliar a rede de tratamento de esgoto e tentar melhorar as condições dos rios. Promover mais educação ambiental para tornar a cidade limpa e organizada”, sugere o professor.

Saiba quanto consome os itens domésticos

Uma ferramenta do site da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) calcula o consumo de água nos equipamentos domésticos em uma casa. O levantamento indicou que:

  • O chuveiro utiliza 18 litros de água a cada dois minutos com a válvula parcialmente aberta;
  • Lavar a louça 15 minutos com a válvula aberta com uma volta gasta 370 litros de água;
  • A torneira gasta 2,4 litros de água a cada dois minutos com a válvula parcialmente aberta;
  • A mangueira do quintal, com a válvula aberta parcialmente durante 15 minutos, gasta 117 litros de água.

Dicas para economizar água

A Sabesp recomenda que o banho deve durar apenas cinco minutos. A torneira deve ser fechada ao escovar os dentes e lavar o rosto. Não utilizar o vaso sanitário como lixeira e substitui-lo por um equipamento que utiliza de três a seis litros de água a cada uso.


Fonte: portalsatc.com  / Por: Rafaela Maffioletti /Profª orientadora Marli Vitali (SC0903JP)

 

Um comentário em “Como utilizar conscientemente a água potável?

  • 9 de abril de 2017 a 13:13
    Permalink

    Eu não sabia que a minha matéria estava aqui. Legal!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *